ForSame

Festa de noivado: planejando a sua!

Dando sequência ao nosso artigo FICAMOS NOIVOS, E AGORA?! Vamos falar do “pontapé inicial” nas comemorações do casamento: a festa de NOIVADO!

Confesso que há algum tempo, elas tinha perdido espaço, sendo vistas como algo cafona ou fora de moda, mas com o resgate do romantismo, hoje, anunciar o seu noivado para o mundo – ou melhor, para o mundo do casal, representam o status de compromisso público, e isso vale muito.

POR QUE?

A festa de noivado é o anúncio principal da união de duas famílias. E esse tema está super em alta, não é mesmo?! Mas fora isso, os noivos vão entrando no clima do casamento, se entretendo com eventos pré nupciais, tirando um pouco do stress e foco do casal apenas no dia da celebração; sem contar que é uma ótima oportunidade para os amigos e familiares se entrosarem, com a idéia da formação de uma nova família.

QUE TIPO DE EVENTO FAZER?

É claro que existem casais dispostos a gastar milhões para fazer um mega evento e anunciar o casamento. Mas muitos estão optando por realizar um evento íntimo, até porque esse tipo de encontro não requer grandes preparativos nem muito investimento.

Então pensem em uma celebração informal e que represente o estilo dos dois: pode ser um almoço, jantar ou até mesmo um chá das 17hs para reunir os mais próximos e comemorar, de modo simples, porém marcante!

Um jantar em casa, no estilo self service, com pratos mais elaborados e uma decoração no estilo “faça você mesmo”, é uma boa opção. Para os mais descolados, um coquetel com finger food e até mesmo um delicioso churrasco pode ser o prato principal. Nessa hora a criatividade vale a pena, e até mesmo por ser algo íntimo, não é necessária uma décor exagerada. Atualmente referências vintage tem feito o maior sucesso.

QUANDO REALIZAR?

De um ano a pelo menos seis meses antes do casamento. É legal quando a data do noivado coencide com exatamente um ano antes do casamento, ou com a data (dia) do noivado, porém não é uma obrigatoriedade. Exemplo: noivado em 25 de junho/2016, casamento em 25 de junho/2017, ou 20 de junho o noivado, e 20 de novembro o casamento. Fica a dica para quem tem problemas com datas comemorativas rs…

QUEM CONVIDAR?

Quanto a quem convidar, deve-se incluir na lista do noivado somente quem estará na lista do casamento. Sim, isso quer dizer que você já deve ter a sua lista pronta! (Como sugerido no artigo anterior…) Porém os escolhidos devem ser apenas membros das duas famílias e amigos mais próximos. Os convites podem mencionar que será uma festa em homenagem ao casal, mas não devem dizer que será uma festa de noivado, para não estragar a surpresa do anúncio.

RECORDAÇÃO

É de “bom tom” dar uma lembrancinha para os convidados, e se já tiverem a data definida, podem até colocar em tags ou até mesmo impressa (autoadesiva) na mesma. Em lojas populares, é possível encontrar várias opções; uma sugestão são os potinhos de vidro com amêndoas, que saem por R$ 3,00 a unidade e são sempre lembranças gostosas e de baixo custo.

ANOTE PARA ARRAZAR

  • Decoração com flores do campo são sempre acessíveis;
  • Prepare um set list com músicas do casal para o ambiente; 
  • Não se esqueça do champanhe e/ou vinho para brindar;
  • Reserve os gastos mais altos para o dia do casamento e não para a formalidade do noivado, afinal essa não é a primeira nem a última pré-casamento….

FICA A DICA

Não peça ou espere presentes das pessoas! Se alguém levar por espontânea vontade, aceite e agradeça prontamente. Presentes não são esperados nessa ocasião, mas, caso vocês ganhem, não devem ser abertos durante a festa. E não se preocupem com isso, vocês ganharão bastante presentes mais pra frente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *